Barbie Fashionistas: da retórica da diversidade aos modelos de feminilidade e padrões estéticos normativos na educação das meninas

Published: 4 November 2024| Version 1 | DOI: 10.17632/63yhdn29v3.1
Contributors:
,

Description

Este trabalho objetivou analisar as representações simbólicas implícitas/explícitas nos modelos de feminilidade e padrões estéticos propalados pela coleção Barbie Fashionistas, os quais afetavam a educação das meninas. Pra concretizar este estudo, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica, fundamentada no referencial teórico-metodológico da Psicologia Histórico-Cultural (Vigotski, 2009). No escopo do trabalho investigativo, indicadores de análise revelaram que, em um cenário (aparentemente) inovador, sob a retórica da diversidade e da inclusão, padrões de beleza, de comportamento e de feminilidade estavam sendo impostos não apenas para impulsionar o mercado de bens e produtos da marca Barbie, mas sobretudo para legitimar estereótipos femininos, chancelando a alienação em uma sociedade capitalista marcada pelo ideário neoliberal e afetando incontestavelmente, de maneira opressora, a educação das meninas.

Files

Steps to reproduce

Artigo publicado na revista Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 20, n. 1, p. 1–16, 2024. DOI: 10.69843/rir.v20i1.76903. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/76903.

Categories

Education

Licence