Boas Práticas Escolares no ABC Paulista

Published: 31 August 2022| Version 1 | DOI: 10.17632/c694tfxs3h.1
Contributor:
Marco Wandercil

Description

O projeto de pesquisa enquadra-se no campo das ciências humanas na área da Educação, Linha de Pesquisa: Políticas e Gestão da Educação. Tem como objetivo estudar as boas práticas escolares em escolas da rede pública inseridas em regiões de alta vulnerabilidade social do Grande ABC Paulista, a partir do desempenho nas avaliações em larga escala.

Files

Steps to reproduce

A pesquisa adotará o Grande ABC Paulista, como campo do estudo, devido a inserção da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) nesse locus regional. A população a ser estudada, a partir de entrevistas semiestruturadas e grupos focais, compreende diretores, professores, funcionários, alunos e pais de alunos. O conjunto de dados será formado pelas respostas levantadas a partir dos instrumentos utilizados e serão analisados pelo programa IRaMuTeQ. A partir dos princípios FAIR, sigla em inglês referente ao padrão de dados: encontráveis (findable), acessíveis (accessible), interoperáveis (interoperable) e reutilizáveis (reusable), serão definidos os parâmetros de metadados, em arquivos de imagens e voz, pdfs e planilhas em excel, tendo como repositório para disponibilização dos dados possíveis de reutilização o Mendeley Data (WANDERCIL, 2022).

Institutions

Universidade Municipal de Sao Caetano do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnologico, Fundacao de Amparo a Pesquisa do Estado de Sao Paulo

Categories

Education, Public Policy, Efficacy Study, Evaluation of Assessment, Vulnerability Detection

License