Perspectivas futuras relativas aos tópicos do mapa conceitual elaborado na aula do dia 23 de Agosto de 2021 no contexto da disciplina aplicações educacionais da música pós-2020: da criatividade cotidiana à música ubíqua (PPGM/ UFPB)

Published: 1 September 2021| Version 1 | DOI: 10.17632/476xg7tvpk.1
Contributors:
André Sonoda,
,

Description

A hipótese sustenta que a especulação com base em dados científicos pode sugerir perspectivas conceituais e caminhos científicos importantes para se pensar e discutir o futuro da área da música. Enquanto resultados, diferentes perspectivas sobre possíveis futuros para o campo da música foram elaboradas. Estas se relacionam com o processo de registro fonográfico; mídias; síntese sonora; rádio e radiocomunicação; informações musicais, sua reprodução e sua distribuição; inteligência artificial; aspectos espirituais relacionados à música; conceitos não ocidentais sobre música; aspectos psicoacústicos; aspectos psicofisiológicos do som; espacialização sonora e som como arma. Para a devida interpretação do documento, deve-se ter em mente que a iniciativa teve o intuito de possibilitar um vislumbre do campo da música no ano de 2121, ou seja, cem anos após a época na qual vivemos. Adicionalmente, a revisão de literatura sobre a imortalidade representou suporte teórico para algumas especulações.

Files

Steps to reproduce

Como subsídios metodológicos foram utilizadas a análise bibliográfico-documental e o processo de especulação com base em dados científicos. Adicionalmente, foi elaborada uma revisão de literatura sobre a imortalidade nas bases de dados do NCBI (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/) e Pubmed (https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/).