A CIÊNCIA COMO FATOR DA IGUALDADE DE GÊNERO NA ERA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: Um panorama sobre a pesquisa de IA na pós-graduação no Brasil
Description
Esta dissertação investiga a participação das mulheres no desenvolvimento de pesquisas científicas relacionadas à inteligência artificial nos programas de pós-graduação no Brasil, em alinhamento com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU), que visa alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas até 2030. A pesquisa adota uma abordagem mista, combinando elementos quantitativos e qualitativos para mapear e analisar as teses e dissertações produzidas até 2023 que apresentam o termo “inteligência artificial” nos campos título e resumo. Foram analisados 556 registros na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), classificados por gênero e categorizados por área temática. Os resultados indicam que, embora as mulheres representem apenas 29,9% do total de teses e dissertações produzidas, há uma tendência de crescimento na participação feminina, especialmente a partir de 2018. As principais áreas de interesse incluem IA na Saúde, Propriedade Intelectual, Aplicações Técnicas de IA e Redes Neurais, Direitos e IA em Sistemas Judiciais e Governamentais. A pesquisa destaca a necessidade de políticas que promovam maior igualdade de gênero na ciência, sublinhando a importância da inclusão de perspectivas femininas para o desenvolvimento ético e inclusivo da IA. Conclui-se que, embora haja avanços, a igualdade de gênero na pesquisa científica sobre IA ainda enfrenta desafios significativos. Esta dissertação é uma contribuição significativa para a Ciência da Informação uma vez que evidencia a desigualdade de gênero nas pesquisas relacionadas à IA, lançando luz sobre essa disparidade, abre-se caminho para novos estudos que visem a promoção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária, especialmente no que se refere à produção de conhecimento e a promoção de justiça informacional.
Files
Steps to reproduce
Pesquisa feita na base da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), criterios: somente teses e dissertações, até 2023, que apresentam o termo "inteligência artificial" no título e resumo. Tratamento: retirada dos trabalhos repetidos, ajuste de nomes dos autores (nome seguido de sobrenome) e classsificação por gênero.