Conexões entre os princípios da Cultura Oceânica e as competências específicas da Base Nacional Comum Curricular (Ciências da Natureza - Ensino Médio)
Description
Metodologia para a construção de tabelas evidenciando possibilidades de articulação entre os princípios da cultura oceânica e as competências específicas de Ciências da Natureza (Ensino Médio) da Base Nacional Comum Curricular Brasileira. Resultados que mostram as conexões identificadas, expressas tanto na forma de conteúdos conceituais que podem ser trabalhados em sala de aula quanto na forma de presença e ausência de conexões.
Files
Steps to reproduce
A partir da leitura dos princípios da cultura oceânica e das competências específicas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) brasileira relacionadas às Ciências da Natureza no Ensino Médio, oito pesquisadores (com formação em biologia e oceanografia) buscaram evidenciar o potencial integrador do tema "Oceano" para o currículo escolar. Para cada conexão encontrada, foram descritas possibilidades de trabalho na escola por meio de objetivos de aprendizagem, com o uso de verbos (p.ex. compreender, analisar, discutir, refletir...) seguidos dos assuntos, os quais podem ser utilizados como temas centrais nas aulas ou como exemplos pelo(a)s docentes. A tabela é uma sugestão e tem como base os conhecimentos dos autores no momento da sua construção, sendo que outros exemplos de integração são possíveis e desejáveis. Os autores esperam, ainda, que a tabela possa ser utilizada como base pelas equipes pedagógicas de escolas para a elaboração de propostas curriculares que tenham o Oceano como tema e encorajam a divulgação e compartilhamento da mesma. Favor citar corretamente a referência quando utilizar a tabela em trabalhos acadêmicos. A tabela na íntegra pode ser visualizada em: https://docs.google.com/spreadsheets/d/e/2PACX-1vQaXm_NFdP1dnNVmSkDrWRf6GL_mAMHhpC388Zru847t1VqyJiqyjr8MJg-zqJ8Kw/pubhtml/
Institutions
Categories
Funding
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
2012/03922-3
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
2016/05754-1
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
2017/21797-5