INTERSECCIONALIDADE NAS PUBLICAÇÕES DOS ENCONTROS DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA (EnAnpad)

Published: 11 Feb 2020 | Version 1 | DOI: 10.17632/zn5s3n5y9z.1
Contributor(s):

Description of this data

O foco central desta pesquisa está em identificar a existência (ou não) de uma perspectiva interseccional nas pesquisas científicas apresentadas nos encontros da EnAnpad ao longo dos anos. Para tanto, não seria suficiente procurar apenas pela palavra “interseccional/interseccionalidade” nos trabalhos, mas, sim, levando em conta as considerações teóricas, avaliar se temas intersseccionais tem sido incorporadas nos trabalhos apresentados. Realizou-se uma avaliação qualitativa por meio da leitura de todos os títulos de todos os trabalhos apresentados no encontro dentro desde 1997 até o ano de 2018 e disponíveis na página da internet do evento, totalizando 16.690 títulos avaliados. A classificação dos títulos consistiu-se em um trabalho qualitativo objetivando a a identificação de termos associados aos seguintes eixos temáticos: 1) Gênero; 2) Raça; 3) Classe; 4) Sexualidade. A pesquisa aqui apresentada deve ser interpretada como um esforço exploratório e de mapeamento de um campo, procurando desde uma abordagem critica elaborar um quadro geral. Assim, a divisão em eixos temáticos consiste em uma estratégia de classificação dos trabalhos de pesquisa e possui duas limitações principais: A primeira, ligada ao fato de que as classificações foram realizadas à partir (e apenas) pelos títulos. A segunda, é fruto da natureza qualitativa do trabalho e de que a classificação nos eixos decorreu da perspectiva analítica das pesquisadoras. Em alguns casos, a leitura do resumo do trabalho foi necessária para a classificação, mas como um complemento e ratificação das classificações. Por meio da leitura dos títulos e sua classificação buscou-se traçar um quadro inicial sobre como gênero e seus intercruzamentos com classe, raça e sexualidade tem sido mobilizado na produção do conhecimento oriundo de pesquisas apresentadas nos encontros da EnAnpad.
Tendo em vista a proposta da pesquisa, gênero foi o eixo central para a seleção dos trabalhos para então, a classificação e identificação dos demais eixos e seus intercruzamentos.
Entre 1997 e 2018 foram apresentados 16.680 trabalhos na EnAnpad. Desse total foram encontrados 401 trabalhos em cujo os títulos tenham palavras relacionadas aos eixos da pesquisa: Gênero, Raça, Classe, Sexualidade. A perspectiva interseccional pressupõe o intercruzamento de fatores e categorias para o entendimento de realidades sociais específicas e desiguais, de tal forma que pesquisas que tratem de apenas um dos eixos temáticos não podem ser classificadas como pesquisas interseccionais. Não é possível afirmar de forma conclusiva que os trabalhos que mobilizam mais de um eixo, de fato, adotem uma perspectiva teórica interseccional, visto que para uma avaliação mais profunda seria necessário uma análise da bibliografia citada além de uma leitura dos argumentos mobilizados em cada pesquisa, uma vez que o compromisso com a interseccionalidade vai além de cruzamento de categorias

Experiment data files

Latest version

  • Version 1

    2020-02-11

    Published: 2020-02-11

    DOI: 10.17632/zn5s3n5y9z.1

    Cite this dataset

    Elias, Maria Ligia (2020), “INTERSECCIONALIDADE NAS PUBLICAÇÕES DOS ENCONTROS DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA (EnAnpad)”, Mendeley Data, v1 http://dx.doi.org/10.17632/zn5s3n5y9z.1

Statistics

Views: 11
Downloads: 0

Categories

Administration, Knowledge

Licence

CC BY 4.0 Learn more

The files associated with this dataset are licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International licence.

What does this mean?
You can share, copy and modify this dataset so long as you give appropriate credit, provide a link to the CC BY license, and indicate if changes were made, but you may not do so in a way that suggests the rights holder has endorsed you or your use of the dataset. Note that further permission may be required for any content within the dataset that is identified as belonging to a third party.

Report